Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Dezembro de 2024
TV Chapada MT
Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Dezembro de 2024

TV Chapada MT

Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Dezembro de 2024

TV Chapada MT

Notícia

Meteorologia alerta para chuvas intensas em MT e 11 estados

TV Chapada Canal 7 - Meteorologia alerta para chuvas intensas em MT e 11 estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (3) um alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal (DF). Segundo o órgão, o aviso segue até esta quinta-feira (4), com possibilidade de se estender pelos próximos dias.

Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm/h), com ventos intensos que podem variar entre 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além do Distrito Federal, o alerta também vale para estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O alerta abrange, também, partes dos estados de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Pará, Rondônia e Tocantins, no Norte, e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

Instabilidade

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, o aviso não significa necessariamente a ocorrência de chuvas intensas em todas as regiões. Ele lembra que o quadro de instabilidade é típico do verão e se deve a atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, que passa pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Esse canal, que mantém a umidade nessa região, deve permanecer atuante nos próximos dias.

“Toda essa região está com bastante instabilidade nos últimos dois dias com chuvas em vários locais. Até os próximos dias, com a permanência das chuvas, provavelmente devemos manter esse aviso de chuvas intensas”, informou o meteorologista à Agência Brasil.

Segundo o Inmet, a orientação nessas situações é para, em caso de rajada de ventos, não se abrigar sob árvores, pois há risco de descarga elétrica; não estacionar veículos perto de torres de transmissão de energia e placas de propaganda; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.


 

Comentários
`
Publicidade
Visita Tecnica Portão do Inferno

Visita técnica ao local onde será realizada a obra de retaludamento no Portão do Inferno foi realizada por ambientalistas e guiada pelo chefe do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e analista ambiental do ICMBio, Fernando Xavier. Na oportunidade, foram pontuadas as possíveis perdas que a intervenção poderá provocar não só na questão ambiental, mas também histórica. Confira: ...